Em dezembro de 2019, o Chile sediará o mais importante evento mundial sobre mudanças climáticas, a COP 25, reunindo 196 países, União Europeia e várias organizações ambientais. É esperado que o evento resulte em compromissos mais ambiciosos de proteção ao Planeta e ao meio ambiente.
Vejam abaixo quais serão os painéis programados, com os principais temas que serão discutidos:
1 – Consciência Global por um futuro sustentável: comportamento do setor privado dentro da estrutura das Nações Unidas
A parceria com o setor privado é a base para o êxito de qualquer estratégia de desenvolvimento em larga escala. A responsabilidade compartilhada para enfrentar os desafios do desenvolvimento global, exigem ações coletivas que são inspiradas e moldadas pelas dificuldades e oportunidades dos próximos quinze anos. Construir parcerias vibrantes e sistemáticas com o setor privado é pré-requisito vital para a implementação de uma agenda transformadora, que acelere a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
Quais são os objetivos verdes que as empresas devem perseguir? Reduzir as emissões de GEE, fazer uso mais eficiente dos recursos naturais, proteger o meio ambiente e a biodiversidade.
2 – Cumprindo o Acordo de Paris – Infraestrutura de qualidade para o setor de energia
A fim de combater as mudanças climáticas em todos os seus aspectos, as economias emergentes se comprometeram a contribuir para o Acordo de Paris. Para alcançar esse objetivo comum, os países em desenvolvimento precisam encontrar formas sustentáveis de gerar e consumir energia. Fontes renováveis e eficiência energética são os dois principais pilares para a implantação de um sistema sustentável. A difusão de novas tecnologias e o desenvolvimento de infraestruturas de qualidade serão discutidos neste painel.
3 – Cidades resilientes, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Iniciativas de Assentamento Humano e Gerenciamento de Resíduos
O desenvolvimento urbano se tornou uma força motriz capaz de impactar diretamente na qualidade de vida das sociedades em todo o planeta.
Soluções para o complexo desafio da urbanização só podem ser alcançadas unindo esforços de organizações multilaterais, governos locais, setor privado e sociedade civil.
Envolvendo a civilização em todos os níveis e comunidades, legislações mais apropriadas podem englobar urbanização através de espaço físico, áreas urbanas e zonas rurais, a fim de assistir os governos com a elaboração de politicas publicas capazes de responder a desafios através do desenvolvimento local e nacional.
4 -Soluções Metropolitanas Verdes para Infraestrutura urbana verde.
Uma vez que as cidades continuam a atrair a maioria da população mundial, faz-se necessário incorporar e implementar estratégias significativas para gerenciar a densidade crescente, demanda por recursos naturais e mudanças climáticas. Durante este painel, lideres e pensadores mundiais irão contribuir com suas experiências, teorias e iniciativas para discutir sobre nosso futuro comum. Esse painel apresentará cases e exemplos ao redor do mundo para demonstrar como vários negócios podem se beneficiar da inovação para gerar menor impacto na vida dos cidadãos.
5 – Evidencias crescentes de que construções sustentáveis geram benefícios múltiplos
Os green buildings garantem os meios mais eficazes para alcançar uma série de objetivos globais, tais como o endereçamento das mudanças climáticas, a criação de comunidades sustentáveis e prósperas, e o direcionamento para o crescimento econômico. Desta forma, construções verdes atendem aos três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social.
Enfatizar esses benefícios será o tema principal deste painel.
Vejas as todas as partes
http://www.asasrj.com/portfolio/cop-25-parte-1/
http://www.asasrj.com/portfolio/cop-25-parte-2/
http://www.asasrj.com/portfolio/cop-25-parte-3/