Em 1972, a ONU instituiu o dia 05 de junho como a data dedicada ao Meio Ambiente. Isso foi durante a Conferência de Estocolmo, quando se falou pela primeira vez em “desenvolvimento sustentável”. De lá pra cá, muita coisa – e também quase nada – mudou.
Hoje, muito se fala em sustentabilidade, gases de efeito estufa, aquecimento global e gerenciamento de resíduos. Mas pouco se faz efetivamente a respeito… Quase ninguém separa o lixo em suas residências, escova os dentes com a torneira fechada ou apaga a luz ao sair da sala.
É regra cobrar dos governos e empresas que adotem metas de diminuição de emissão de gases de efeito estufa, invistam em tecnologias limpas, inaugurem aterros sanitários, e outras medidas extremamente louváveis. Porém, continuamos com a mentalidade de que a responsabilidade é “dos outros”. Cabe “aos outros” tomarem as providencias necessárias para evitar o aquecimento global, mas dificilmente pensamos que também temos participação nesse processo e que pequenas atitudes podem fazer a diferença.
Então, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, podemos começar a fazer a nossa parte: separar nosso lixo, tomar banhos mais curtos, não jogar óleo na pia da cozinha, não desperdiçar alimentos… O planeta Terra agradece…